"Não se pode maternar sem sustentação. Não se pode maternar sem fusão emocional. Não se pode maternar sem buscar o próprio destino."
Laura Gutman, terapeuta argentina

domingo, 16 de janeiro de 2011

Era uma vez este verão...

Meu ano-novo na Arca foi colorido pela  energética presença de 5 bebês muito ativos de 8 meses a 2,5 anos e um na barriga de sua mãe – todos meninos (essa nova era está mesmo cheia de homens yin-yang)! Encantamos o espaço embaixo da camélia para abrigar os pequenos – Cauã, Yishai, Tom Chico, Miguel e Joaquim - com direito a caixa de areia com guarda-sol, piscina embaixo das árvores (trazendo o lago mais pra pertinho) e barraquinha com livros e brinquedos. Quem mais curtiu foram as mamães que puderam compartilhar mates e coisas da vida mais sossegadas. As crianças se amavam e disputavam como verdadeiros irmãos e eu me emocionei imaginando o potencial de nossas redes, nossos círculos nossa comunidade maior.

ano novo lúdico!


Nascer Sorrindo Caxias reunido, que lindo!!!
E falando sobre rede, foi bonito de ver o segundo encontro do grupo Nascer Sorrindo Caxias que aconteceu em um espaço muito gostoso e repleto de boas vibes em Caxias.
Nesta casa, a Ivete e a Giovana (duas fadas-enfermeiras) vão realizar um trabalho bem profundo com casais para concepção-gestação-parto e puerpério  com consciência e conexão. Rever a Nati (e seu Athos crescido!) e a Rachel me fez muito bem, além de reecontrar e conhecer o demais elos desta família que se expande, aprende e discute, relata e se emociona com temas tão vibrantes como os novos seres que chegam a Terra! Fizemos a barriga de gesso da Paula e abençoamos a sua boa hora próxima –hoje ela já está com a Luna nos braços, nascida em casa cheia de saúde e cercada de amor. Ah, nosso próximo encontro é dia 2 de fevereiro, salve mamãe Iemanjá!

eu, Cris e nossos bebês: novíssima geração da família!
E já que o assunto é família, estive na praia da minha infância – condomínio Quadrado em Arroio do Silva - com Miguel, meus pais e minhas irmãs (Le chegou depois pra nos trazer pra casa!). Lá reencontrei, depois do intervalo de 5 anos! – os primos com quem passei todos os verões da minha infância e juventude, com quem dividi meu crescimento e descobertas. Hoje são nossos filhos que corem pelo Quadrado, entram nas casas uns dos outros, inventam jogos e tecem vínculos enquanto nós repetimos as mesmas rotinas de nossos pais...Literalmente muito familiar. Minha priminha Chris, amigona da mesma idade, agora é a mais nova mamãe da minha geração! Vê-la assim, com a bebê no peito tocou meu coração. Assistimos nossos vídeos do parto(a sua pequena Carol nasceu de parto normal hospitalar há 4 meses) , muitas informações e impressões entre risos e lágrimas, de nossas novas vidas!
Na Arca de volta, Miguel seguiu socializando com o amigo Abraão de 2 anos e 3 meses que nos visitou. É um barato é acompanhar os diálogos e a construção  de uma comunicação semi-verbal repleta de incomensurável pureza e verdade. Além de mais uma oportunidade de  contatar outra mãe do meu tempo, seus sonhos e desafios tão paralelos aos meus.
Hoje recebi o contato virtual de minha irmã cósmica Tai, um filha das águas - que está já pronta pra receber seu bebê e prepara o ninho material e energético. Desejaria que estivesses aqui, mas envio o barulho do vento nas folhas das árvores dizendo que estou e estarei ao seu lado sempre que precisar!

Um comentário:

  1. Minha linda Bruna!
    Gostaria de espressar minha emoçao ao ler suas palavras, somente uma mãe dedicada e poderosa pode trazer força e coragem quando outra precisa! a fusão da maternidade nos faz espelhar-mos em nós mesmas, entar em contato com a deusa interior dentro de mim e me ver em ti trouxe a paz e a ajuda que precisava! muito obrigada por todo carinho, somos muitos gratos pela linda e nova amizade! Dá um abração nesse gostosão e comilão Migui e pro Lendro também;
    AH muito obrigado pela couz-couzera, salve o couz-zouz de cada dia! familia da paz! um beijão,obrigada pela luz que traz até nós e bons fluidos com o trabalho do nascimento e com a terra ! beijos Veridiana

    ResponderExcluir