"Não se pode maternar sem sustentação. Não se pode maternar sem fusão emocional. Não se pode maternar sem buscar o próprio destino."
Laura Gutman, terapeuta argentina

segunda-feira, 28 de março de 2011

Vivências para as futuras mães...

O mês das mães está chegando e meu presente está aí! os grupos de mulheres e esta vivência super especial na Arca, vejam só:




Esta sou eu (mais reconhecível)
na arte que insprou o cartaz.
41 semanas de gravidez!

Além de ser a realização de um sonho - levar para a Arca (minha casa e um espaço de auto-conhecimento e conexão) meu trabalho como doula, as mães/pais construindo-se, descobrindo-se e minha doce doula Fabi como parceira em uma rede que está apenas nascendo ! Eu e Linda planejamos uma programação tranqüila, sensível e cheia de possibilidades para interiorizar, expressar e celebrar o momento de plenitude que é a gravidez! Etera presença da fada dançarina Nati para nos conduzir nas danças circulares será muito inspirador. Estou feliz demais! Pra colocar ainda mais algo de meu e original, fiz a arte deste cartaz com uma foto minha, dias antes do Miguel nascer!


Vivência especial para futuras mães- As guardiãs da nova humanidade
30 de abril e 1º de maio de 2011
Instituto Arca Verde, São Francisco de Paula – RS

Um milagre está acontecendo, crescendo, pulsando dentro de você! Momento ideal para voltar ao seio de nossa mãe maior: a Terra e fazer uma jornada para dentro de seu Sagrado Feminino, acompanhada de outras mulheres e mães!
Yoga para gestantes
Meditações
Arte, música e danças para celebrar a VIDA
Vivências de preparação para o parto ativo e empoderado
Maternidade consciente e conectada
Alimentação saudável, vegetariana e vitalizante
Atividades tranqüilas em contato com a natureza
Investimento
125 reais + 50 com acompanhante (ótima oportunidade para os futuros pais!). Inclui hospedagem em alojamento  e alimentação  especial para gestantes.  
*Chegada e acolhimento na tarde do dia 29/04 com sessão comentada do filme Orgasmic Birth após o jantar.
Informações e inscrições
institutoarcaverde@gmail.com
54-99017745/ 99561056
O nosso Nascer Sorrindo Caxias acontecerá dia 4 de abril, 19h,na casa da Ivete, rua Luiza Fregonesi Zatti, 1210, bairro Fátima.


mapa da casa da Ivete

sábado, 12 de março de 2011

Mulher, mãe: sacerdotisa dos dias

Longe da folia televisiva, meu carnaval foi de muito trabalho prazeroso e enriquecedor, nem por isso menos cansativo. Entramos o dia da mulher cantando pra deusa do Arco-Íris: "Vás onde queiras ir/ Faz o que queres tu/ Te guia o coração" em uma roda diversa de mãos e vozes pequenas e grandes, marculinas e femininas. Depois do descando das cinzas, sonhos reveladores e a avaliação em grupo do trabalho trouxe a tona mais uma vez a questão: como viver em totalidade e equilíbrio expressando ao mesmo tempo a eficiência e o cuidado, trabalhando e sendo mãe? De volta ao ar, vi que esta conversa também ressoava em meu grupo virtual de mães trazendo histórias tocantes e propósitos altruístas. Escrevi então meu próprio relato, que compartilho:

A maternidade muda nossa vida. Em Recife conheci uma dentista que estava abrindo uma loja virtual para o bebê ecológico.Li uma matéria uma vez em uma revista sobre um casal de empresários que abriu uma fábrica de papinhas orgânicas. Eu mesma, de jornalista e militante socio-ambiental (entre outros rótulos), hoje me vejo mais como focalizadora de grupos - entre eles do Sagrado Feminino, doula e tecelã das redes de mulheres e mães. Lentamente (as vezes mais do que gostaria), contando histórias, construindo juntas os laços de apoio mútuo e espaços para sentir-nos bem, inteiras, com nossos pequenos no peito e ainda assim compartilhando nossa totalidade: as luzes e as sombras. Ainda é um delicioso mistério pra mim a dimensão de todo este processo de auto-conhecimento que envolve viver a meternidade, pois muitas caixas secretas se abrem em nosso interior e um oceano caudaloso de medos e deleites emerge de nossas profundezas. Às vezes dá vontade de fugir de tudo isso e voltar logo a ser o que éramos antes, FILHAS NO COLO DE SUAS PRÓPRIAS MÃES, esse impulso também faz parte. Mas não tem volta. Para alguma coisa nascer, outras coisas morrem, essa natureza da vida-morte-vida chega rachando na gravidez, no parto e nos primeiros tempos com o bebê.
Hoje com Miguel quase completando dois anos percebo em susto minha essência criativa voltando pra mim, gerando novos projetos e sonhos - eternamente grávida (e sonhando repetidamente - e simbolicamente - que estou grávida de novo!), minhas próprias necessidades gritando pelo seu espaço. Sinto-me iniciada em vários aspectos e em outros apenas nos primeiros passos, mas cheia de coragem por ter já atravessado tão profundo rito de onde os louros são os vínculos necessários e profundos.

As mulheres não deixam de 'trabalhar' (ou dedicar-se integralmente ao trabalho) para serem mães - o que é quase compulsório nos primeiros meses/anos de amamentação e fusão emocional. Ao contrário, elas se entregam a outro ofício sagrado - sacrificando, com consciência ou não, alguns aspectos de si mesmas. Trata-se de um trabalho em imersão, com ritmo constante dia e noite, e plenamente espiritual. Pouco a pouco o bebê vao construindo a própria personalidade feita das referências que experimentou enquanto chegava pelas nossas mãos a este mundo confuso, mas fundamentalmente bom. É hora de meditar: o que em mim não cala? Que sinal de fumaça estou enviando pro Universo - e qual a intenção que realmente quero manifestar? Quais são minhas perguntas-chave? O que alimenta a minha alma? Este caminho (trabalho, filho, doutorado, ir pra Índia, outros filhos, blog, tocar tambor, reforma na casa, aprender alemão, banho nu de cachoeira, parcerias, festa de aniversário...) tem coração? Então é o único caminho a seguir.